top of page

A fé, a prática e as circunstâncias


Na história do sagrado humano a percepção sempre foi muito importante, porém com o advento da filosofia, o sentido se tornou essencial, porque a fé começou a agrupar pessoas, já o dogma é a grande invenção da institucionalização dessa fé agrupada.



A partir dos críticos do positivismo, percebemos que o dogma também entrou em discussão e isso é o que mais "perturba" os teólogos de gabinete e líderes personalistas. A partir da reflexão, os discursos começaram a ser comparados com as práticas segundo as escrituras, e sua compreensão simples e objetiva, já a partir dos anos 90 essa mudança de percepção do sagrado (sagrado é o Cristo, sua palavra, e aqueles que seguem e são inspirados na vida prática por eles) tem incomodado ainda mais, pois sem discurso único e o monopólio da razão, as sumidades e os "gênios da raça" perdem espaço no debate público e tiveram que focar suas ações em nichos e cada vez mais discursam para bolhas que não se importam em refletir, pois o que importa não é a doutrina e sim o dogma, não é a prática e sim o discurso. Esse movimento tem sido usado para justificar batalhas campais pelo poder, pela influência e pouco, quase nada, para igreja como ente evangelizador, isto é muito ruim, pois afasta as pessoas do evangelho e o compara a ideologia (percepção), o que só é fato em relação ao dogma (indiscutível).



Diante disso, temos a realidade se impondo diariamente, e a mais terrível face é a solidão e o luto. Estes, são desafios para todos os homens, é uma batalha dura e por vezes pelo resto da vida. A solidão humana e sua perspectiva espiritual ou psicológica não é capaz de abarcar o sentido da vida, existem momentos que são de emoção, saudade, perca, ou simplesmente vazio, porém existem situações que são difíceis, porém, estas se movimentam com mera decisão. Em momentos de solidão, esperança, novidade, olhos atentos a vida e as vidas que ficaram, no luto, a certeza de que tudo está no controle do Deus que escolhemos como Senhor, e mesmo em lágrimas e dor, prosseguimos.


“Uma virtude simulada é uma impiedade duplicada: à malícia une-se a falsidade.” SANTO AGOSTINHO


A dor nunca cessa, mas a esperança é podermos ter um novo dia para celebrarmos a vida, e se nosso coração estiver aberto encontrar o amor, o companheirismo e a cumplicidade, outro cheiro, sem amnésia, mas com a disposição de quem tem fé. A igreja cristã é mão estendida, é a disposição em acolher, lugar de conhecer Jesus nos seus imitadores.


“Se queres conhecer a uma pessoa, não lhe perguntes o que pensa mas sim o que ela ama.” SANTO AGOSTINHO

9 visualizações

コメント


bottom of page