top of page

E agora o que fazer?


O mundo não mudou tanto quanto se imaginou que mudaria é apenas neblina, as pessoas estão em transe solidário, mas vai passar infelizmente, as empresas em imensa dificuldade, ou fecharão ou continuarão seu calvário, as medidas de mitigação não terão efeito real nas empresas, porque o crédito depende tantas variáveis que não chegarão a atender nem a 10% das empresas a que se destinam, imaginemos que entre as micro e pequenas empresas quase 70% estão inadimplentes, ou seja, negativadas e sem acesso a esses recursos. Estes sem dúvida serão usados, mas, pelas mesmas empresas de sempre. Isso te incomoda?, com certeza sim, porém o que fazer? A fome de sobrevivência do conjunto de empresas que mais empregam no país não terá "fomento" como sempre, e terão como sempre se reinventar, achar alternativas, voltar um, dois passos (trazendo consigo a experiência) para depois retomar o crescimento, e vamos retomar. O que fazer?


Acertou ou errou, bola para frente, menos drama, mais trabalho

As coisas acontecem. Por mais que a gente faça de tudo para ter estabilidade, existem circunstâncias que fogem do nosso controle. Quanto mais rápido você absorver tudo o que está acontecendo, mais rápido você poderá canalizar seus recursos para encontrar a solução que precisa. Entenda todos erram, até os campeões.


Reaja rapidamente na sua mente, e torne essa reação em trabalho

Você não pode controlar o modo como as outras pessoas agem, mas pode controlar a sua reação. A boa notícia é que nunca é tarde para começar. Comece a reagir em sua mente, construa mentalmente a solução do seu problema, arregace as mangas e trabalhe.


Inove e/ou melhore substancialmente

Coisas novas ajuda-nos a enxergar alternativas e a sermos criativos, na execução de uma nova atividade, encontramos a solução para problemas antigos e alternativas para momentos novos. Se precisa de algo novo, crie, se precisa melhorar o que você já faz, melhore. Estude, ouça especialistas, entenda seu mercado, 30 minutos por dia podem mudar sua vida.


Sempre tenha pessoas com você, para ser ajudado e para ajudar

Falar de seus problemas para os outros te ajuda a refrescar a mente, fazendo com que o seu raciocínio seja claro e a solução seja sempre possível. Ouvir as pessoas em dificuldade geralmente gera empatia e sua vontade de ajudar é uma motivação extra para avançar, pessoas que são ajudadas, mesmo que ingratas, te geram uma satisfação essencial para encarar grandes desafios. Pessoas ajudam pessoas, nunca se esqueça disso.


Seja organizado, se esforce para cumprir as tarefas sempre no prazo

Organize sua rotina de trabalho, use uma lista, agenda, calendário, escreva o que você precisa fazer dia a dia para atingir seus objetivos. Esqueça as distrações. Nos momentos de insegurança e sofrimento, a organização ajuda a manter o foco no que é prioridade em cada momento. Tenha sempre um objetivo definido.


Por fim, esperança!

Esperança de que nossas família passarão por mais esse momento difícil, todos juntos, unidos, certeza de que as distrações e os desperdícios de recursos, tempo e dinheiro serão corrigidos, e o compromisso que seu e meu de que no presente construiremos um futuro mais previdente, equilibrado e humano e isso não pode ser apenas neblina.

2 visualizações

Kommentarer


bottom of page